Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

18 de setembro de 2018

Aprendizado e Estímulo Para 200 Pacientes de Catanduva

Cíntia Souza - 04/07/2018

Aprendizado e estímulo – duas palavras simples, mas com significado mais do que valioso para 200 pacientes de Catanduva. O motivo é que o “Cantinho da Leitura”, uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Hospital Mahatma Gandhi vem mostrando resultados não só para os internos, como também para os mais de 50 funcionários da unidade.
O projeto começou a ser desenvolvido em junho deste ano, mas um mês antes, uma campanha de arrecadação de livros na cidade mostrava a importância da união. Solidariedade foi a palavra da vez e mais de 1.500 títulos foram doados. O lançamento da atividade foi em 11 de junho e teve a primeira ação de contação de histórias, feita pelos arte-educadores Lucas Alves e Rafael Jorda.
De lá para cá, foram nove sessões de contação. O resultado foi tão positivo que a partir de agora, sempre às segundas-feiras, os artistas estarão no hospital, em um espaço arborizado e decorado, para mais intervenções de literatura aos pacientes colaboradores.
“É uma satisfação contribuir com um projeto tão nobre. A biblioterapia é ferramenta de estímulo à recuperação dos pacientes. A leitura ajuda na verbalização dos problemas, as fontes de informações proporcionam um elo com o mundo e as contações trazem fantasia, proporcionando momentos descontraídos e de bem-estar”, conta a secretária de Cultura, Cris Anovazzi.
O espaço em que as atividades são desenvolvidas foi criado para estimular a leitura. Depois da contação de histórias, os pacientes podem levar os livros para os quartos e continuarem com os aprendizados.
O coordenador de Captação e Recursos e Eventos do hospital, Emerson Gonçalves, explica que a prática da leitura se apresenta na vida de alguém desde o momento que é possível compreender o mundo em volta.
“O projeto tem estimulado nossos pacientes a um processo de leitura permanente para estar continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo moderno, ajudando-os a se tornar sujeitos leitores e escritores”, explicou.
O Hospital Mahatma Gandhi fica na rua Duartina, 1.311, na Vila Soto. Informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 3524-9070.

Mais Boas ideias

Todas as notícias sobre "Boas ideias"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

561.600.000

Livros lidos em 260 dias de 2018 no país

Publicidade