Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

22 de outubro de 2018

Unicamp inclui Racionais MC’s como leitura obrigatória para vestibular

diariodocentrodomundo.com.br

Uma das mais importantes instituições de ensino do país, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) incluiu entre as obras de leitura obrigatória para o vestibular 2020 o álbum “Sobrevivendo no Inferno”, clássico dos Racionais MC´s. É a primeira vez que um disco de música é recomendado para a prova.

O grupo de rap está na categoria “Poesia” ao lado de sonetos do português Luís de Camões e de “A Teus Pés”, primeiro e único livro lançado em vida pelapoetisa carioca Ana Cristina Cesar, que já compunham o programa de 2019.

Entre as novidades do quadro de leitura também estão Júlia Lopes de Almeida (“A Falência”, na categoria Romance) e Nelson Rodrigues (“A Cabra Vadia”, Crônica). Ao todo 12 obras devem ser lidas para a prova.

Segundo a Unicamp, elas expressam “diferentes gêneros e extensões, de autores das literaturas brasileira e portuguesa” e “possuem relevância estética, cultural e pedagógica para a formação dos estudantes do ensino médio”.

Procurados pelo UOL, os Racionais comemoraram o reconhecimento. “’Sobrevivendo no Inferno’ é um ótimo livro de história”, afirmou o DJ KL Jay.

Mais Destaques

Todas as notícias sobre "Destaques"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

635.040.000

Livros lidos em 294 dias de 2018 no país

Publicidade