Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

18 de setembro de 2018

Novo curso de Biblioteconomia a distância

blog.crb6.org.br 04/04/2018

No dia 23 de março, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou a formação nacional de bacharelado em Biblioteconomia na modalidade a distância (BibEAD). Agora, universidades brasileiras poderão ofertar esse curso, contribuindo para a capilarização do conhecimento no País.

Esse é o resultado de um trabalho conjunto entre a Capes, o Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A cerimônia de lançamento contou com a participação do presidente substituto da CAPES, prof. Geraldo Nunes, do presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Raimundo de Lima, e do coordenador geral de Programas e Cursos em Ensino a Distância da CAPES, Luiz Lira.

Marília Paiva (CRB-6/2262), presidenta do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), também esteve presente no evento e reforçou a importância dessa iniciativa para a interiorização do curso de Biblioteconomia. “Existem poucas alternativas, na maioria das vezes concentradas nas capitais. Levar o curso para o interior contribui para que a pessoa permaneça em sua cidade depois de formada.”

Homenagem
Durante a cerimônia, foi realizada uma homenagem póstuma à professora Mariza Russo, da UFRJ. Ela integrou a equipe que elaborou o projeto, mas faleceu em 2017. Em entrevista para o portal da Capes, a professora Ana Maria Ferreira de Carvalho, também da UFRJ, falou sobre a amiga. “Trabalhei com Mariza por sete anos. Ela era uma profissional exemplar, combativa, querida pelos alunos. Daremos continuidade ao trabalho dela.”

Parecer positivo da UFMG
Na tarde desta segunda-feira, 2 de abril, a Congregação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG) aprovou o envio de uma carta de intenção favorável à oferta do curso a distância em Biblioteconomia. Agora cabe à Capes aprovar ou não a intenção e, a partir de uma posição favorável, começará o processo efetivo para oferta.

Universidade Aberta a Distância


Criado em 2006, o sistema UAB tem como objetivo desenvolver a modalidade de educação a distância no País, expandindo e interiorizando a oferta de cursos e programas de ensino. É uma parceria da Capes com as instituições públicas de ensino superior e contribui para a criação de centros de formação permanentes em localidades estratégicas, levando o ensino a lugares que antes não tinham acesso à educação superior.

A prioridade da UAB é contribuir com a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação, com vagas prioritárias para formação de professores da educação básica. No caso do curso de Biblioteconomia, o foco está na Lei nº 12.244/2010, que prevê a universalização das bibliotecas até 2020.

Mais Destaques

Todas as notícias sobre "Destaques"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

561.600.000

Livros lidos em 260 dias de 2018 no país

Publicidade