Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

22 de outubro de 2018

Senado quer parâmetros mínimos para biblioteca escolar

Uma proposta da senadora Angela Portela (PDT-RR), relatora de um projeto que tramita no Senado sobre bibliotecas escolares, busca criar parâmetros mínimos para o entendimento sobre o que é uma biblioteca escolar. A medida é um avanço uma vez que, pela legislação em vigor, todas as escolas terão que ter, obrigatoriamente, sua biblioteca até 2020.

A senadora pedetista aproveitou o projeto 28/2012, do então ex-deputado Sandes Júnior, para estipular algumas diretrizes, como o tamanho mínimo (80 m2) e a necessidade de equipamentos e obras de acessibilidade, conforto térmico, projetor, computadores, internet e impressoras, entre outros. Ela faz menção também à obrigatoriedade de ser um profissional habilitado para gerir o espaço. "A leitura orientada para o aluno é fundamental para a formação do leitor", observou.

Segundo o Censo Escolar de 2017, metade das escolas dos anos iniciais do ensino fundamental ainda não conta com uma biblioteca. Ângela Portela ressalta que muitos estudantes só tem contato com livros na biblioteca escolar e, por isso, o espaço deve ser atraente. Clique aqui para ouvir matéria completa.

Mais Destaques

Todas as notícias sobre "Destaques"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

635.040.000

Livros lidos em 294 dias de 2018 no país

Publicidade