Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

22 de outubro de 2018

Livro infantil incentiva o respeito à natureza e o contato das crianças com a terra

G1 - 26/02/2018

Cuidar do Planeta é prática ensinada desde muito cedo às crianças. Ainda pequenos, os “jovens do futuro” aprendem a separar o lixo reciclável e respeitar os animais. Mas há muito o que fazer para a saúde do meio ambiente.

Professor de jardinagem há cinco anos, Fagner Zanetti descobriu uma maneira didática para aproximar as crianças da natureza. “Me inspirei na Letícia, minha filha, e escrevi o livro ‘A horta da Lelê’ para levar a arte da jardinagem até os pequeninos”, conta o autor, que uniu os ensinamentos do livro a uma ação social.

“Parte do dinheiro arrecadado na venda dos livros é destinada às oficinas que faço com crianças. Elas ‘colocam a mão na massa’ e aprendem a transformar uma garrafa PET em uma horta orgânica”, explica Fagner, que investe na oficina como um importante incentivo à sustentabilidade e à proteção do meio. “Recebo várias mensagens positivas de crianças que participam da oficina. Uma vez uma mãe me disse que a filha começou a apreciar as verduras na alimentação. É muito legal esse retorno”.

As oficinas voluntárias são organizadas em creches e escolas das cidades de Americana, Campinas, Limeira e Santa Bárbara d’Oeste. “Acredito que tanto a leitura quanto a oficina plantam a ‘semente’ do valor à proteção e conservação da natureza. É isso que move o meu trabalho”.

O livro "A horta da Lelê" pode ser adquirido online, diretamente com o autor, ou no quiosque da Adonis, no zoológico de Americana (SP).

Mais Boas ideias

Todas as notícias sobre "Boas ideias"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

635.040.000

Livros lidos em 294 dias de 2018 no país

Publicidade