Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

24 de abril de 2018

Para as férias, biblioteca indica livros a serem lidos

Divulgação

As férias permitem muitos momentos de alegria e divertimento para as crianças. Esses dias podem ser aproveitados também para compartilhar a leitura entre a família, além de estimular o prazer da leitura nas crianças e nos adolescentes. 

"Os livros podem acompanhar quem está viajando ou quem vai ficar em casa com as crianças. Esses momentos se tornam propícios para unir leitura e lazer, fomentando assim o gosto pela leitura" afirmou Wandeth Cunha gestora da Biblioteca Comunitária Semente Literária de São Luís e membro do Conselho Gestor da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias.

De acordo com Wandeth, a leitura é uma atividade que provoca a concentração, a imaginação, a reflexão e a ampliação do vocabulário das crianças e jovens. A gestora da biblioteca formulou uma lista com indicações de livros de literatura para esse período de férias.

-Vovô Verde, do escritor Lene Smith
A história é narrada com o olhar do bisneto contando a trajetória de vida do seu bisavô, que viveu sua infância em uma fazenda, adorava ler sobre jardins encantados, mágicos e marias-fumaças. Uma ótima leitura para viajarmos pelo mundo encantado dos nossos avós.

-Sr. Laranjeira, do escritor Filipe Firian
É uma história divertida e informativa. Tem como personagem o sabiá- laranjeira, a ave símbolo do Brasil. Conheça o dia a dia do Sr. Laranjeira e se encante com seus cantos e contos!

- Belizbel, história e ilustrações de Luciano Pontes
Uma narrativa recheada de sonhos e esperanças sobre três irmãos, que viviam perambulando pelos lugares. Dentre um dos irmãos há um que era um sonhador e catava papéis para sobreviver! Embarque no mundo criativo e sonhador de Belizbel!
- Ouvindo as conchas do Mar, do escritor Luciano Pontes e com Ilustrações de André Neves
O livro conta a história do Caíque, um menino que morava em uma ilha e seu pai era pescador e vivia os dias no mar. O menino recebeu de presente uma concha para lhe fazer companhia. Mas Caíque queria era ir junto com o pai, para descobrir os encantos do mar.

Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias

Criada em 2015, a Rede Nacional atua na promoção do livro e da leitura, com mais de 110 Bibliotecas Comunitárias espalhadas por nove estados: Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Maranhão, Rio de Janeiro, Pará e Ceará. "Visite a página da Rede Nacional e veja onde estão as Bibliotecas da RNBC. Nossos espaços têm atividades para todos os públicos, com um ambiente aconchegante e um acervo diversificado. Venha visitar nossas bibliotecas e viajar pelo nosso rico acervo de literatura espalhado pelo Brasil" disse Wandeth.

Mais Clipping do livro e leitura

Todas as notícias sobre "Clipping do livro e leitura"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

244.080.000

Livros lidos em 113 dias de 2018 no país