Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

15 de dezembro de 2017

Prêmio IPL reconhece trabalhos de incentivo à leitura de Norte a Sul do país

Publishnews - 05/12/2017

Um evento na noite desta segunda-feira (04) marcou a entrega do Prêmio IPL – Retratos da Leitura idealizado pelo Instituto Pró-Livro com o objetivo de dar visibilidade e reconhecimento a trabalhos de incentivo ao fomento da leitura no Brasil. Ao todo, foram entregues 12 estatuetas aos vencedores em cada uma das quatro categorias do prêmio, além de selos a mais de 30 projetos finalistas espalhados por todas as regiões do país. Na cerimônia foi anunciada uma novidade para a terceira edição do prêmio, que acontecerá em 2018. Será incluída uma nova categoria, a de organizações que promovem a leitura inclusiva.
Na categoria Cadeia Produtiva, os vencedores foram os projetos: A Literatura no Cárcere – A formação do eu, projeto da Giostri Editora na Penitenciária Industrial de Joinville (SC); o programa de leitura Adote um Escritor, encampado pela Câmara Rio-Grandense do Livro (RS), e o Carrinho de Livros, da baiana Solisluna.
A noite consagrou também o trabalho das seguintes Organizações Sociais Civis: Instituto de Políticas Relacionais, sediado em São Paulo, pelo projeto Tô na rede, realizado no Pará; Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, pelo projeto Passaporte para o futuro, e Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial (SP) pelo projeto Círculos de Leitura. Na categoria Bibliotecas, os projetos reconhecidos pelo Prêmio IPL foram: Programa Prazer em ler, da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC), em Salvador (BA); Ler é legal, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (DF), e Leitores e mediadores em ação, da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage, de Juiz de Fora (MG).
Mas quem roubou a cena foi Catarina Bertulucci, que criou, em 2014, aos oito anos, o projeto A menina que indica livros. Ela contou que todas as amigas faziam canais no YouTube com dicas de maquiagem, mas quis fazer diferente e criou um canal no qual indica livros. Ela foi uma das ganhadoras do Prêmio, na categoria mídia. Além dela, subiram ao palco representantes do programa Quarta Capa, exibido pela PUC TV Minas (MG) e Galeno Amorin.

PublishNews também recebeu homenagem
A noite foi especialmente feliz para a equipe do PublishNews, que subiu ao palco para receber uma placa de Menção Honrosa do Prêmio IPL – Retratos da Leitura. A homenagem é, segundo os organizadores, um reconhecimento do trabalho que nos tornou “a principal fonte de informações para e sobre o mercado editorial, a cadeia produtiva do livro e o mundo da leitura”. Além do PublishNews, receberam a Menção Honrosa o Instituto C&A, pelo programa Prazer em Ler, e a Fundação Dorina Nowill para Cegos, pelos 70 anos de contribuição à inclusão social pela leitura de pessoas com deficiente visual.

Mais Prêmios para quem faz

Todas as notícias sobre "Prêmios para quem faz"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

751.680.000

Livros lidos em 348 dias de 2017 no país